segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Samarco ... danos ambientais não reparáveis . O que não aconteceu até agora...

Autor: Myriam G. Leal
Diante de um crime ambiental de imensas proporções me espanta a falta de ações no intuito de pelo menos amenizar aos envolvidos os prejuízos com rompimento da barragem.
Infelizmente boa parte da população afetada não possui experiência em assuntos judiciais e ficam aguardando suporte para sua subsistência.
Em notícia recém veiculada a  Justiça de Minas Gerais deferiu pedido do Ministério Público que determina o bloqueio de 500 milhões de reais das mineradoras Samarco, Vale e BHP, por conta do desastre ambiental causado pelo mortal rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), em novembro de 2015.
Segundo nota do Ministério Público desta segunda-feira, o bloqueio do valor visa assegurar a efetivação das medidas requeridas em Ação Civil Pública (ACP) e a integral recuperação do meio ambiente urbano do município de Barra Longa, atingido pela enxurrada de lama da barragem situada no município vizinho.
O Ministério Público Federal (MPF) obteve ontem (19) uma liminar na Justiça que proíbe por tempo indeterminado a pesca na foz do Rio Doce. A determinação começa a valer na segunda-feira (22) e tem como justificativa preservar a saúde da população que consome o pescado na região e a preservação das espécies impactadas pela mancha de lama que atingiu a costa. Pela decisão, a Samarco fica obrigada a divulgar a proibição da pesca em seu site e na imprensa, sob pena de multa de R$ 30 mil por dia em caso de descumprimento.
No que tange o risco para saúde da pesca em uma área contaminada de tamanha extensão é compreensível as recém medidas do Ministério Público Federal. Mas acredito que a razão desta medida envolva o risco de pescadores comercializarem pescado inapropriado ao consumo. Tal qual uma medida de caráter extremo, deveria se dar a mesma relevância  a situação real das pessoas que subsistem da pesca e estão agindo assim por falta de orientação ou desespero.
Pescadores acusaram a Samarco de não pagar os valores previstos no termo de ajustamento de conduta (TAC) fechado com o Ministério Público depois do rompimento da barragem . Até o momento alguns pescadores da região recebem um salário mínimo por conta da piracema.
A Samarco informa em todos veículos que está que  empenhada em reparar os impactos que a passagem da pluma de turbidez gerou nas comunidades ribeirinhas cuja subsistência dependia exclusivamente do Rio Doce.
O que me preocupa é se esta situação terá acompanhamento da mídia e solução para todos que foram prejudicados. Acredito que mais do que o prejuízo financeiro será as consequências ambientais para o eco sistema . Quanto tempo a natureza levará para reequilibrar seu sistema. Será que viveremos o suficiente  para vermos o Rio Doce com águas cristalinas?
Não vamos perder o foco neste assunto, acompanhe #riodoce
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2016/02/justica-proibe-pesca-na-foz-do-rio-doce-por-conta-da-lama-da-samarco.html

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/justica-de-mg-determina-bloqueio-de-r500-mi-de-samarco-vale-bhp-18724899.html#ixzz40vQIRiEK

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Rumo ao anafalbetismo funcional ...

Autor : Myriam G. Leal
Acredito não ser nenhuma novidade  falar que a educação no Brasil é igual a um barco numa corredeira. Ela navega a todo vapor mais não significa que os tripulantes chegaram ao destino em segurança.
Apesar da melhora em relação aos conhecimentos básicos, os alunos brasileiros ficaram apenas no 58° lugar em matemática entre os 65 países e territórios analisados no último estudo PISA. Com essa classificação, o Brasil se situa abaixo da Albânia e da Costa Rica.
Acredito que esta avaliação é até muito positiva ... Principalmente quando se frequenta as classes de aula e identifica-se que boa parte das crianças que terminam o fundamental 1 não sabem ler ou não entendem o que leem .  
 A  OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicou  nesta quarta-feira que a maior parte dos estudantes no  Brasil avaliados totalizaram 391 pontos em matemática, e também ficaram abaixo do nível 2 (entre os seis existentes, que evoluem de acordo com o grau de dificuldade das perguntas). Esta avaliação é baseada nas disciplinas matemática, leitura e ciências.
Estes índices asseguram que estas crianças possuem dificuldades na escola e, mais tarde,terão dificuldades para seguir nos estudos e conseguir algo promissor no mercado de trabalho.
A justificativa deste péssimo desempenho é atrelada ao acesso a educação motivado por programas sociais como bolsa família que devolveram as salas de aulas alunos excluídos do processo educativo.
Eu particularmente não consigo entender, gostaria sinceramente. Sim, sou a favor do programa bolsa família fora dos usos políticos e sim no uso social. Mais justificar que a inclusão do programa que ampliou o universo estudantil em sala de aula é responsável pela má performance...
Não penso que o programa  retenha o aluno em sala de aula, e nem existe fiscalização concreta da frequencia escolar.... Existem outros fatores de evasão escolar. 
Acredito que este índice reflita simplesmente a falta de Paulos Freires e Darcy Ribeiros na pasta educacional ... onde está Cristovão Buarque ... cansou...
Em matéria na BBC atribuiram a ineficiência na educação na formação dos professores.  Imagine senão há motivação ou remuneração a altura do cargo e sua responsabilidade , como esperar que os professores existentes invistam em qualificação.. O que podemos esperar de professores advindos do curso normal lecionando sem ao menos terem conhecimento suficiente para si próprios. 
Vamos aguardar os próximos índices, e todas as justificativas do governo.
Acabo este texto com uma frase para reflexão :
O erro está nos alunos ou no governo que atribui aos mesmos sua falta de gestão.O problema não é motivação? A ignorância favore a ideologia das classes dominantes.
Leiam e reflitam!

"A repetência é um fator de abandono dos estudos e de perda da confiança. É preciso criar pedagogias diferentes para motivar os alunos", afirma Vayssettes