sábado, 9 de agosto de 2014

Olimpíadas ... 2016...fato ou ato?

Antes de tudo quase um mês após o evento da Copa do Mundo o Brasil volta seus olhos para 2016 e o futuro da Olimpíada no Rio de Janeiro.
Tudo isto seria lindo além da beleza da nossa cidade e irreverência e simpatia do povo se.... se... se...
tivessemos veiculação na mídia de todos os atletas brasileiros e esportes que  estão tendo investimento.
No entanto hoje em nossos jornais lê-se matérias de seleção brasileira e da capacidade de um novo técnico funcionar ou não.... fala sério ... futebol.... futebol.... futebol ...
De que adianta um técnico sem equipe que possa ter um conjunto em sincronia jogando juntos a mais de um ano consecutivo ... o que é impossível já que nossos melhores atletas são sempre vendidos na tenra idade ... 
Mais depois da vergonhosa derrota contra a Alemanha acredito que algo deva mudar.
Particularmente sou adepta de um esporte que não tem força política nem suporte financeiro adequado ... o que não o difere de outros . No Brasil temos apenas Futebol,Volêi ........o restante em sua maioria   é patrocinado pelos próprios atletas e seus familiares . Patrocínios institucionais só depois do glamour da fama das medalhas de ouro ...isoladamente.
Seremos então o que em 2016 um belo anfitrião novamente ????
Ou vamos auxiliar os nossos grandes talentos a conquistarem o pódio.
Não faço questão de que nos igualemos a países como o Estados Unidas, Rússia , China , Canadá .... mais que não façamos novamente um placar frustante aos jovens e crianças brasileiras.

Segurança Digital .... ?????

Ontem em toda mídia foi divulgado a ação de hackers nas edições de mídia de dois jornalistas importantes do Brasil . Cabe dizer que esta não é a primeira vez que ouço falar da ausência de segurança nas redes, inclusive não só de material escrito como de publicação e divulgação de fotos pessoais na rede.
Para apimentar até invadiram material de segurança nacional brasileira , fato publicado e questão em discussão até hoje com as autoridades americanas.
Um assunto é segurança nacional , outro é o domínio da tecnologia com ferramentas capazes de invadir muito mais do que imaginamos.
Apesar do incidente acho que o assunto é relevante visando o fortalecimento dos sistemas digitais.
Afinal o Mundo sem internet  é um fato inconcebível , uma conquista que abriu os horizontes dos mais e menos favorecidos.
Gera controvérsias a ferramenta como instrumento de informação em países comunistas mais a verdade é que muitas mudanças sociais já foram feitas decorrentes da liberdade online de informação.


online@ não seja pego de surpresa

O Facebook vai acabar com o aplicativo de chat online .... para não ficar perdido é preciso baixar uma atualização do Whatsup....
Isso é o que dá a venda de bons aplicativos .... acabamos ficando só com um ...
Que venham novas ferramentas logo....

Quais os riscos do Ebola chegar ao Brasil?

Bem teoricamente seriam poucos já que a transmissão se dá por contato ... no entanto nossos aeroportos já estão de prontidão a qualquer sinal de evidência. Parece até irônica mais quem assistiu a continução do Planeta dos Macacos que está nos cinemas achará alguma semelhança .... Não é para rir pois no filme mais de 90% da população foi dizimada por um vírus deste nível.
Claro ficção off course... mais porque tanto alarde em tantos jornais ...
Amanhã veremos as cenas dos próximos capítulos .... pois parece que esta notícia ainda vai dar o que falar.

GUERRA .... independente da localização quem morre e sofre são inocentes!

Hoje sábado dia onde aproveitamos para descansar, me pego lendo notícias de duas guerras antigas que a muitos anos só trazem dor e morte de inocentes.
No Iraque o Estados Unidos mesmo garantindo que não ia se intrometer iniciou os bombardeios ... será que por motivos humanitários ou riscos a maior refinaria de petróleo? A novela continua por motivos financeiros vários países interferem em suas políticas locais que acabam agravando-se cada vez mais.
Vide Israel e Palestina , teoricamente uma terra santa cheia de marcas de sangue .... o bombardeio recomeçou hoje  em Gaza a cada dia mais destruição e morte.
Não sei realmente o que deve ser feito ,já que os governantes envolvidos são inflexíveis diante de seus objetivos territoriais,  acho  apenas que falta Amor e Solidariedade.
Aos governantes peço clemência as crianças e as mulheres que estão sendo sacrificadas ...
Vamos orar pela Paz!!!!



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Que carreira seguir ....quais as carreiras mais bem remuneradas!!!

Diante do assunto futuro , questionamos dois aspectos :
Primeiro - renda
Segundo- qualidade de vida
Na realidade nenhuma profissão enriquecerá ninguém como nos anos 70.
Hoje um engenheiro , médico, dentista, economista , advogado.....dependerão de recursos de terceiros para se sustentar no período do curso e ter a felicidade de conseguir uma colocação.
Então as carreiras mais bem remuneradas estarão atreladas sempre a quem oportunidade de estudar em uma Universidade de ponta , fazer um excelente MBA , um Mestrado e um Doutorado . Além de no mínimo dominar dois idiomas.
Qual a solução ... não tem ...é sorte , talento e QI... em ambos sentidos ..
Minha aposta são nos cursos técnicos , devolver ao ensino médio o aprendizado obrigatório de uma profissão que dará ao joveem a oportunidade de trabalhar e aprimorar seus estudos para progredir na vida.
Um páis sem educação é igual um páis com uma grande epidemia que limita a ação de crescimento intelectual , financeiro e humano.

Enem .... nem eu nem você....

O Enem 2014 teve 9.500 milhões de inscritos seu maior número da história . Este concurso inusitado não garante a 3% dos inscritos o acesso ao sistema público universitário. Isto sem falar de que 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas a negros, pardos, indígenas e alunos de escolas públicas.
Este mérito eu não discuto . Discuto sim a péssima qualidade do ensino onde a maioria dos alunos de escola pública quando chegam a terminar o ensino médio já foram repetentes em sua maioria e sua idade é superior a 20 anos ... Discuto também a falta de investimentos na reforma ou criação de novas universidades , pois as existentes estão sucateadas .... salvas apenas pelo capital intelectual de seus professores.
Então como 200 milhões de habitantes podem querer que o Brasil evolua se sua educação é primária.
Precisamos reformar a estrutura desde a base , a começar pela remuneração dos professores que são responsáveis pela formação das futuras cabeças pensantes do Brasil .
Tal qual os nossos melhores jogadores de futebol nossos melhores alunos saem do Brasil para estudar em outros países e não voltam. Todo capital intelectual desenvolvido vai embora  a empregabilidade no Brasil é péssima e oscilante em cargos de chefia e relevância basta a economia balançar que o desemprego bate a porta. Tal qual estamos vivendo agora .
Então e nem e nem fora o Enem .... precisamos de mais escolas e mais ensino de qualidade não de uma máquina generalista de concursos.

Na bola do Ebóla....

Infelizmente o vírus do Ebóla está se espalhando. Hoje no Estados Unidos foi dado o alerta máximo aos hospitais do país. Isto nos faz questionar que eles que tem uma saúde pública de excelência tem condição de criar unidades de quarentena para os possíveis infectados . Inclusive os dois americanos infectados foram cobaias do soro que até o momento os mantém vivos. Será que a África terá a mesma sorte ...Sabemos que não. Infelizmente os médicos estão sendo alvo de discriminação pelo contato com a doença. Sáude de qualidade não existe no continente e com agravante de uma economia de grande discrepância social e muita miséria.
Quando trazemos o assunto para o Brasil , fica pior a situação . Não temos estrutura para isolar possíveis infectados e temos imensas comunidades que vivem em condições sanitários não adequadas.
Temos que ficar atentos pois este assunto vai render muito ... espero que o vírus não se alastre rapidamente antes que um soro possa ser produzido em grande escala....
Só tenho uma dúvida se este vírus é tão antigo porque não desenvolveram ou industrializaram o antídoto anteriormente?

Que futuro você espera para o Brasil? Plataforma eleitoral ou tema de reflexão?

Recentemente este tema tem sido palco de discussões na mídia escrita e televisiva. Não entendo o porque de tantos questionamentos se todos já sabem o que é necessário para o desenvolvimento do país.
Dizer que o Brasil é o país do futuro .... de que século ... me faz pensar que futuro temos hoje para nossos filhos.
Sem educação de qualidade, empregabilidade, saúde sucateada, desrespeito com os aposentados e seus redutores de fatores preidenciários ... onde estão os  investimentos que deveriam ser realizados em infraestrutura ? Só ouvimos falar em apagão, aumento de conta de luz , inflação, desemprego.... onde está o erro.  Acredito que seja a hora de refletirmos que caminho vamos trilhar pois já pagamos anos de recessão.....