quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Estamos vivendo outra década perdida ....NÂO ... eu sei a solução!!!

Vários canais de mídia vêm noticiando as péssimas previsões econômicas para o Brasil em 2016 e até 2017. Pelos anos de experiência em mercado financeiro sei que toda previssão é baseada em cenários e realmente nosso cenário atual não é nada bom.
No entanto, em pesquisa recente identifiquei que na década de 80 o Brasil parou por conta de uma política desenvolvimentista que emitiu moeda visando o aquecimento da economia até o ponto de gerar hiperinflação.. e as consequências foram inúmeros planos econômicos que acabaram com país até a chegada do nosso saudoso Presidente Fernando Henrique....
Bem voltando a questão , nosso governo atual não agiu levianamente  , atuando com uma política severa para adequação do caixa. 
Ele só errou ao alardear uma situação de país fora da nossa realidade .
Sim , porque somos uma economia forte, só falta acreditarmos em nosso potencial.
O que leio nos noticiários diverge do que penso. Identifico que a mola propursora da decorrada da crise foi a enorme alta do custo da energia e os inúmeros reajustes feitos pela indústria que agora amarga uma recessão sem precedentes ... 
A meu ver a solução está em aquecer a economia. Para que isso ocorra o  governo precisa cortar seu gasto público, afinal  já  fez muito caixa em 2015. Primeiro reduzindo o custo da energia , não só nas bandeiras tarífárias, não  da forma modesta anunciada  até porque 10% a menos não é 60% que foi o que subiu a mais ... 
Outra ponto, se somos auto suficientes em petróleo porque não reduzir o custo do combustível? Rombo por rombo a Petrobrás já não vale quase nada ... porque a gasolina é mais barata em vários países latinos que não a produz. Vamos privatizar a Petrobrás  e fazer caixa. Afinal o petróleo não é nosso, pagamos muito caro por ele.
Então reduzindo os insumos básicos, energia e combustível automaticamente o custo fixo irá diminuir ,refletindo genericamente em vários iténs.
Quanto a balança comercial enquanto a moeda estiver alta a balança comercial terá superavit ....bom para uns péssimo para o povo...aos poucos as coisas vão melhorar.
Como último remédio não pense que seria a redução das taxas de juros. Impossível não ajudaria em nada agora, até  porque estamos na inércia e para sair da inércia precisamos de capital e ele só poderá vir de quem tem dinheiro ... 
Então perdoe-me precisamos vender tudo que for possível ... concessões para exploração do pré-sal, a própria Petrobrás , abrir concessões para rodovias , portos .... trazer investimentos.
Aí vocês vão dizer , neste governo ninguém acredita, quem investirá no Brasil .
Sim , perdemos a credibilidade , mas este governo foi eleito pelo povo e  nos representa e vivemos uma democracia plena . 
Que fique na história os erros e os acertos mais a frente vamos saber o preço desta época.
Mais ao futuro do Brasil, temos um futuro próspero e temos o que oferecer. Afinal somos mais de 200 milhões de habitantes pácificos e consumidores . Consumidores que pagam um alto custo pelos serviços prestados.... então que venham os investidores e aproveitem porque ainda estamos a preço de banana , mais não será para sempre. #tipoligadoavantebrasil.

As olimpíadas estão comprometidas...pelo zika?


Diante das últimas notícias do aumento dos casos do Zika vírus , tenho identificado muitas matérias questionando o risco dos atletas contrairem esta doença durante a estadia no Rio de Janeiro por conta dos jogos olímpicos.
Me espanta tais comentários após um período carnanvalesco repleto de estrangeiros desfilando em blocos e escolas de samba, felizes..despreocupados .. curtindo nossas belezas e nossa moeda desvalorizada. Isso o Brasil virou um paraíso para quem quer gastar pouco e se divertir muito.
Sabemos que violência e vírus da Zika existem em vários países então é uma questão de saber se previnir.
Quanto aos riscos desta epidemia na época da Olimpíada , exige hoje ao Governo do Estado medidas urgentes de controle da mesma. O governo menciona que está tomando medidas preventivas , mais a única forma de combate eficaz seria uma vacina. O risco existe é certo e  as sequelas de contaminação ainda não são mensuradas a não ser para aquelas mulheres que querem ficar grávidas. Vários alertas estão sendo veiculados por meios de comunicação orientando as gestantes a não viajar para a América Latina.
O que me chama atenção não é o que está sendo divulgado , mais o que não está sendo. Com certeza vocês ouviram sobre um alerta mundial sobre esta epidemia e que o governo americano está criando um fundo para estudo e contenção deste vírus. Não é muita gente grande envolvida ... quais são os riscos reais ... Fica a indagação... Vamos pensar..#tipoligadonozikavirus
Para reflexão fica a informação o primeiro surto em humanos foi na ásia em 2007 , em 2013 saiu da Oceania em direção a América do Sul no Chile e agora pegou geral no Brasil.
" Se o vírus fosse só transmitido pelo mosquito ... caramba seria um SuperMosquito tipo vingador .. porque ele resistiria a mudanças de clima , altitudes e etc...." Tem muita coisa a ser revelada ainda...

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160123_zika_olimpiada_jp_rm