domingo, 21 de fevereiro de 2016

Rumo ao anafalbetismo funcional ...

Autor : Myriam G. Leal
Acredito não ser nenhuma novidade  falar que a educação no Brasil é igual a um barco numa corredeira. Ela navega a todo vapor mais não significa que os tripulantes chegaram ao destino em segurança.
Apesar da melhora em relação aos conhecimentos básicos, os alunos brasileiros ficaram apenas no 58° lugar em matemática entre os 65 países e territórios analisados no último estudo PISA. Com essa classificação, o Brasil se situa abaixo da Albânia e da Costa Rica.
Acredito que esta avaliação é até muito positiva ... Principalmente quando se frequenta as classes de aula e identifica-se que boa parte das crianças que terminam o fundamental 1 não sabem ler ou não entendem o que leem .  
 A  OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicou  nesta quarta-feira que a maior parte dos estudantes no  Brasil avaliados totalizaram 391 pontos em matemática, e também ficaram abaixo do nível 2 (entre os seis existentes, que evoluem de acordo com o grau de dificuldade das perguntas). Esta avaliação é baseada nas disciplinas matemática, leitura e ciências.
Estes índices asseguram que estas crianças possuem dificuldades na escola e, mais tarde,terão dificuldades para seguir nos estudos e conseguir algo promissor no mercado de trabalho.
A justificativa deste péssimo desempenho é atrelada ao acesso a educação motivado por programas sociais como bolsa família que devolveram as salas de aulas alunos excluídos do processo educativo.
Eu particularmente não consigo entender, gostaria sinceramente. Sim, sou a favor do programa bolsa família fora dos usos políticos e sim no uso social. Mais justificar que a inclusão do programa que ampliou o universo estudantil em sala de aula é responsável pela má performance...
Não penso que o programa  retenha o aluno em sala de aula, e nem existe fiscalização concreta da frequencia escolar.... Existem outros fatores de evasão escolar. 
Acredito que este índice reflita simplesmente a falta de Paulos Freires e Darcy Ribeiros na pasta educacional ... onde está Cristovão Buarque ... cansou...
Em matéria na BBC atribuiram a ineficiência na educação na formação dos professores.  Imagine senão há motivação ou remuneração a altura do cargo e sua responsabilidade , como esperar que os professores existentes invistam em qualificação.. O que podemos esperar de professores advindos do curso normal lecionando sem ao menos terem conhecimento suficiente para si próprios. 
Vamos aguardar os próximos índices, e todas as justificativas do governo.
Acabo este texto com uma frase para reflexão :
O erro está nos alunos ou no governo que atribui aos mesmos sua falta de gestão.O problema não é motivação? A ignorância favore a ideologia das classes dominantes.
Leiam e reflitam!

"A repetência é um fator de abandono dos estudos e de perda da confiança. É preciso criar pedagogias diferentes para motivar os alunos", afirma Vayssettes

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