quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Estamos no fundo do poço?

Hoje deparei-me com o noticiário do Jornal Nacional relatando que mais de hum milhão e quinhentas mil pessoas perderam o emprego. Na realidade sabemos que os números são mais alarmantes do que os divulgados. Então estamos no fundo do poço ou rumo a ele.
Acho que está na hora de reavaliarmos nossa crise. Sim , a crise de falta de credibilidade. Afinal o que perdemos desde 01 01 2015 foi a credibilidade . Quem se beneficiou decretando que o Brasil estava quebrado ou falido??  Não foi a corrupção no país a causadora de tal encrenca.
A quem se beneficiou a alta do dólar, a inflação galopante ....o barateamento das ações em bolsa...
Acho que vocês encontram estas respostas no exportadores, nas indústrias que corrigiram seus preços e agora fazem o que bem entendem , onerando os preços ao bel prazer.
Isto sem falar nas empresas de energia que estavam quebradas e repassaram seus rombos da falta de investimento em energias renováveis e culparam São Pedro pela falta de água.
Sim....vivemos em total desgoverno.... mais já vivemos assim a muitos anos....
No entanto espero que alguém leia este lamento triste e acredite o Brasil não está quebrado, parece quebrado mais não está. Afinal pensem ... temos água a vontade ... terra próspera ... sem desertos ou terremotos... plantações de todas espécies ... somos celeiro para todo o mundo... além dos recursos minerais e muitooooo petróleo....  Além disso somos uma mão de obra barata e subserviente ... um povo pacato movido a cerveja, carnaval e futebol...? Então porque não investir no Brasil? Porque não reduzir a taxa de juros para ampliar o consumo .... porque gerar mais impostos ...para cobrir que rombo.?...
Só sei que em anos na área financeira aprendi que para ampliar as receitas é necessário produzir e para aumentar os lucros é necessário equalizar as despesas e reavaliar os investimentos. Sim , mais que cortes estão sendo feitos em pró desta equalização.... apenas no poder aquisitivo da população vemos cortes... Não são cortes apenas nos investimentos , mais nas despesas faraônicas .... não no FIES, na educação e na saúde.... + sim em obraaaaaasssssss que em muitos casos se arrastam ultrapassando os orçamentos iniciais dos editais de licitação....?
A verdade  é que o país precisa realmente reduzir seus investimentos para equalizar suas dívidas e realinhar seu crescimento. Mais a solução me parece clara ... vamos trazer investimentos externos para o Brasil.... que sejam liberadas as concessões ... que sejam feitas tercerizações necessárias  em pró de uma arrecadação focada em investimentos  .... afinal cabe ao Estado apenas a educação, a saúde, e a segurança e as coisas não andam nada bem nestes itens que são os primeiros a perder recursos ....
Que venham os americanos, europeus , asiáticos .... afinal estamos a preço de banana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário