sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Enem .... nem eu nem você....

O Enem 2014 teve 9.500 milhões de inscritos seu maior número da história . Este concurso inusitado não garante a 3% dos inscritos o acesso ao sistema público universitário. Isto sem falar de que 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas a negros, pardos, indígenas e alunos de escolas públicas.
Este mérito eu não discuto . Discuto sim a péssima qualidade do ensino onde a maioria dos alunos de escola pública quando chegam a terminar o ensino médio já foram repetentes em sua maioria e sua idade é superior a 20 anos ... Discuto também a falta de investimentos na reforma ou criação de novas universidades , pois as existentes estão sucateadas .... salvas apenas pelo capital intelectual de seus professores.
Então como 200 milhões de habitantes podem querer que o Brasil evolua se sua educação é primária.
Precisamos reformar a estrutura desde a base , a começar pela remuneração dos professores que são responsáveis pela formação das futuras cabeças pensantes do Brasil .
Tal qual os nossos melhores jogadores de futebol nossos melhores alunos saem do Brasil para estudar em outros países e não voltam. Todo capital intelectual desenvolvido vai embora  a empregabilidade no Brasil é péssima e oscilante em cargos de chefia e relevância basta a economia balançar que o desemprego bate a porta. Tal qual estamos vivendo agora .
Então e nem e nem fora o Enem .... precisamos de mais escolas e mais ensino de qualidade não de uma máquina generalista de concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário